Cobra-de-pernas. Foto: Rui Rubina

Que espécie é esta: cobra-de-pernas

O leitor Rui Rubina fotografou um réptil em Alter do Chão, a 18 de Abril, e pediu a identificação da espécie. Luís Ceríaco responde.

 

Trata-se de uma cobra-de-pernas, também conhecida como fura-pastos, na verdade uma lagartixa – e não uma cobra – da família Scincidae, género Chalcides.

 

Cobra-de-pernas. Foto: Rui Rubina

Espécie identificada e texto por: Luís Ceríaco, especialista em répteis e investigador do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.

Existem duas espécies em Portugal, a Chalcides striatus, que apresenta apenas três dedos, e a Chalcides bedriagai, que apresenta cinco.

Pela foto parece ser a primeira das duas (de notar a perna na zona da junta de cimento entre as duas lajes), mas não é possível ter a certeza.

Trata-se de uma espécie completamente inofensiva.

 

[divider type=”thin”]Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. No caso de plantas, deve enviar fotos de pormenor das folhas, frutos e flores (se houver), se possível também tiradas contra o céu. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.