Foto: João Mota

Que espécie é esta: cobra-rateira

Naturalistas locais

O leitor João Mota fotografou uma cobra na Ria de Aveiro, em Setembro do ano passado, e pediu ajuda na identificação da espécie. O investigador Luís Ceríaco responde.

João Mota estava na Ria de Aveiro quando encontrou uma espécie que lhe “despertou a curiosidade”. Era uma cobra.

“Consegui iludi-la a entrar numa caixa e, minutos depois de ter feito algumas fotos e vídeos, voltei a libertá-la nas margens da ria. Para ela foi só um susto.”

A espécie que observou é uma cobra-rateira (Malpolon monspessulanus).

Espécie identificada por: Luís Ceríaco, especialista em répteis e investigador do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.

A cobra que encontrou é um juvenil, segundo explicou Luís Ceríaco.

Esta é uma cobra esverdeada, com tons castanho ou cinza. É diurna e “surge em qualquer tipo de habitat, desde que possua vegetação e esconderijos”, segundo o guia Anfíbios e Répteis de Portugal (2017).

Não é perigosa para o Homem.

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. No caso de plantas, deve enviar fotos de pormenor das folhas, frutos e flores (se houver), se possível também tiradas contra o céu. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.