Foto: Danielly Flávia

Que espécie é esta: cóleo ou coração-magoado

Naturalistas locais

A leitora Danielly Flávia fotografou uma planta em Santa Teresa, à entrada do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro (Brasil), e pediu ajuda para identificar a espécie. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra responde.

 

Danielly Flávia encontrou esta planta em Santa Teresa, na entrada do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. “Achei-a linda, fiquei curiosa para saber como se chama.”

 

 

Esta planta é um cóleo ou coração-magoado, um dos muitos cultivares de Plectranthus scutellarioides.

Espécie identificada por: Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), que tem a decorrer um projecto de consultas botânicas para o qual poderá enviar todas as perguntas e dúvidas que tiver sobre as plantas (consultorio.botanico@uc.pt).

O cóleo é nativo do Sudeste Asiático e da Austrália. É uma planta perene, ornamental e pertencente à família das lamiáceas.

As suas folhas podem apresentar diversas cores e combinações principalmente verde, roxo e amarelo.

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.