Que espécie é esta: Cymbalophora pudica

O leitor Jorge Neves encontrou este insecto a 13 de Setembro no concelho de Arganil, e pediu ajuda para saber qual a espécie. Albano Soares responde. 

Esta borboleta foi “encontrada no chão, junto à entrada de casa e a um canteiro que tinha estado antes a limpar”, contou Jorge Neves.

A fotografia foi tirada junto à aldeia de Monte Redondo, freguesia de Folques, concelho de Arganil, distrito de Coimbra.

O insecto foi observado cerca das 13h00 e estava “muito parado, mas confirmei que estava viva, chegou a abrir um pouco as asas”.

Trata-se de uma borboleta Cymbalophora pudica

Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Esta borboleta nocturna ocorre no Sul da Europa, desde a Península Ibérica à Grécia, e no Norte de África.

A envergadura de asa pode chegar aos 42 milímetros. As asas são de tons branco amarelado ou rosa com padrões triangulares pretos.

É, segundo Albano Soares, um “sinal inequívoco do Outono”. As lagartas podem ser observadas de Maio a Junho; os adultos podem ser vistos a voar de Agosto a Setembro, dependendo da sua localização.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.