Foto: Ericoides/Wiki Commons

Que espécie é esta: dinheiro-do-papa

Naturalistas locais

A leitora Anabela Almeida fotografou uma planta em Oliveira de Azeméis, em Março, e pediu para saber a espécie. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra responde.

Trata-se de uma planta conhecida por dinheiro-do-papa, entre vários nomes comuns, que pertence à espécie Lunaria annua.

Dinheiro-do-papa (Lunaria annua). Foto: Anabela Almeida

Espécie identificada por:  Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), que tem a decorrer um projecto de consultas botânicas para o qual poderá enviar todas as perguntas e dúvidas que tiver sobre as plantas (consultorio.botanico@uc.pt).

A Lunaria annua pertence à família Brassicaceae, que contém vários géneros de plantas herbáceas que incluem espécies muito usadas na alimentação, como as couves, os repolhos, os nabos ou ainda a mostarda.

De acordo com o JBUC, esta planta também costuma ser chamada de cetim-branco, lunária ou moedas-do-papa.

A espécie é originária do Sudeste Europeu e do Sudoeste Asiático, mas está naturalizada em Portugal, incluindo as ilhas dos Açores e da Madeira.

É uma planta cultivada em jardins e por vezes surge como subespontânea em orlas de bosques e taludes de estradas. Agradam-lhe os ambientes sombrios.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.