Escaravelho-rinoceronte. Foto: Kalman Kovats/Pixabay

Que espécie é esta: escaravelho-rinoceronte

Naturalistas locais

A leitora Cláudia Mateus fotografou uma larva no seu quintal em Gondomar, a 3 de Março, e quis saber qual é a espécie. João Gonçalo Soutinho responde.

Cláudia Mateus gostava de saber a que insecto pertence esta larva que encontrou ao escavar no seu quintal em Gondomar (Porto).

Foto: Cláudia Mateus
Foto: Cláudia Mateus

Tudo indica que se trata de uma larva de escaravelho-rinoceronte (Oryctes nasicornis).

Espécie identificada por: João Gonçalo Soutinho, coordenador do VACALOURA.pt.

Segundo este perito, a larva que Cláudia Mateus encontrou “parece ser uma larva de Oryctes nasicornis, o escaravelho rinoceronte”.

Este é um dos escaravelhos maiores e mais pesados da Europa, podendo chegar aos seis centímetros de comprimento.

Escaravelho-rinoceronte adulto. Foto: Bojars/Wiki Commons

O seu corpo é de um tom castanho escuro. Os machos têm uma espécie de corno curvo que se revela muito útil nas lutas contra outros machos para conquistar as fêmeas.

Enquanto larvas, estes animais alimentam-se de madeira morta. Esta espécie passa cerca de dois anos em estado larvar e os adultos emergem entre Março e Maio.

Os escaravelhos adultos não se alimentam e vivem, normalmente, até ao Outono.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.