Que espécie é esta: fungo Gymnopilus junonius

O leitor Filipe Eusébio fotografou este fungo em São Mamede a 7 de Novembro, e pediu ajuda na identificação. A associação Ecofungos responde.

Esta espécie “foi encontrada junto, ou mesmo, no troco de um eucalipto, junto à terra, cor amarela”, contou o leitor à Wilder.

Trata-se da espécie Gymnopilus junonius.

 Espécie identificada e texto por: Ecofungos – Associação Micológica.

A espécie é uma Gymnopilus junonius. Apenas tem nomes comuns em inglês –  “Laughing Cap, Laughing Jim”. O nome anterior desta espécie indicava a sua grandiosidade – Gymnopilus spectabilis.

É saprófita, pelo que decompõe a matéria orgânica.

Nasce em tufos, normalmente na base de árvores. Cresce de forma cespitosa e as frutificações (cogumelos) podem atingir dimensões até 30 cm de altura, com chapéus até 20-25cm de diâmetro.

Integra um grande grupo de fungos – as Cortinariáceas, daí possuir um anel descaído e membranoso, no pé, que surge após rompimento da membrana protetora das lâminas, no processo de maturação do fruto.

Trata-se de uma espécie tóxica.

Aqui pode ter acesso a mais informações.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.