Foto: João Moreira

Que espécie é esta: gafanhoto-de-asas-vermelhas

Naturalistas locais

O leitor João Moreira fotografou este gafanhoto na Praia da Ilha do Pessegueiro (Porto Covo, Sines) a 24 de Agosto e quis saber qual a espécie a que pertence. Eva Monteiro responde.

 

“Fotografei este gafanhoto perto da Praia da Ilha do Pessegueiro e gostaria de saber a que espécie pertence. Será um Locusta migratoria?”, perguntou-nos João Moreira.

 

 

A espécie que observou é um gafanhoto-bárbaro ou gafanhoto-de-asas-vermelhas (Calliptamus barbarus).

Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Este gafanhoto é uma fêmea de Calliptamus barbarus, conhecido por gafanhoto-bárbaro ou gafanhoto-de-asas-vermelhas, já que as asas posteriores são vermelhas, ficando visível uma mancha vermelha quando saltam e voam à nossa frente.

Vive sobre o solo em zonas secas com pouca vegetação e pode ser visto quase todo o ano.

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.