Fotos: Teresa Ogando

Que espécie é esta: garça-nocturna

Naturalistas locais

A leitora Teresa Ogando fotografou esta ave no Jardim Gulbenkian a 25 de Abril de 2018 e pediu para saber a espécie. Gonçalo Elias responde.

“Avistei esta ave palmípede no Jardim Gulbenkian, frente ao lago das tartarugas”, contou a leitora à Wilder. “Era a única. Nunca tinha avistado no Jardim da Gulbenkian.”

Trata-se de uma garça-nocturna, também conhecido por goraz (Nycticorax nycticorax).

Espécie identificada por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.

A garça-nocturna, uma garça de tamanho médio, é uma ave que mede entre os 58 e os 65 centímetros e tem uma envergadura de asa de 90 a 100 centímetros.

É uma ave muito robusta e com bico curto, com penas tem tons de cinzento e branco.

Estas aves aparecem com alguma frequência nos jardins de Lisboa. Inclusivamente há uma população no jardim zoológico que se reproduz em liberdade nas árvores do jardim.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.


Descubra o Calendário Wilder 2020

Para o ano de 2020 criámos um calendário inspirado nas espécies de plantas, animais e cogumelos de Portugal, com 12 das melhores imagens que recebemos dos nossos leitores, através do Que Espécie É Esta. E com os dias mais especiais dedicados à Natureza, de Janeiro a Dezembro. 

Saiba aqui como adquirir. 

Desta forma está a apoiar o trabalho da Wilder, revista online independente dedicada ao jornalismo de natureza.