Foto: gailhampshire / Wiki Commons

Que espécie é esta: grilo-do-mato

Naturalistas locais

A leitora Carla Martins e o filho pediram para saber a identificação de um “bicharoco” encontrado em Cabaços, Alvaiázere. Eva Monteiro responde.

“O meu filho encontrou este bicharoco em Cabaços, Alvaiázere, no dia 5 de Outubro. Ficámos impressionados com o seu tamanho e gostaríamos de saber mais a seu respeito”, explicou Carla Martins.

Foto: Carla Martins

O insecto da foto é o saltão Thyreonotus bidens, também conhecido por grilo-do-mato.

Espécie identificada por: Eva Monteiro, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Trata-se de um insecto da ordem Orthoptera, que inclui gafanhotos, grilos e esperanças, entre outros.

Esta espécie é endémica da Península Ibérica, ou seja, só ocorre em Portugal e Espanha. Por esse motivo, é um dos ortópteros alvos da Lista Vermelha de Invertebrados Portugueses, que está a avaliar o risco de extinção para várias centenas de espécies em Portugal Continental.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.