Que espécie é esta: grilo-do-mato fêmea

Naturalistas locais

Fotos: Eduardo Ferreira

O leitor Eduardo Ferreira fotografou este insecto em Coruche a 20 de Janeiro e quis saber qual a espécie a que pertence. Eva Monteiro responde.

 

“Sou um amante da natureza e apoiante da biodiversidade e, como tal, sempre que reparo em algum animal ou planta fora do comum tomo algumas imagens e mais tarde tento identificar, basicamente através de pesquisas na Internet”, contou Eduardo à Wilder.

“Após varias tentativas infrutíferas nada não consegui encontrar, nem descrição nem imagens semelhantes”, acrescentou. O seu palpite ia para uma fêmea de gafanhoto.

 

 

A espécie que observou é um grilo-do-mato ou saltão (Thyreonotus bidens).

Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

O saltão da foto é uma fêmea de Thyreonotus bidens, uma espécie endémica da Península Ibérica e, por isso, um dos ortópteros alvo da Lista Vermelha de Invertebrados Portugueses.

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.