Foto: Ernesto Pavão

Que espécie é esta: Halimium lasianthum

Naturalistas locais

O leitor Ernesto Pavão fotografou estas flores em Cachão, concelho de Mirandela, e pediu ajuda na identificação. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra responde.

As flores foram observadas “na encosta de um monte junto a um caminho”, explicou Ernesto Pavão, sobre a fotografia tirada no dia 1 de Maio.

Flores da planta Halimium lasianthum. Foto: Ernesto Pavão

Trata-se da espécie Halimium lasianthum, que por vezes é conhecida também pelo nome comum de piloto.

Espécie identificada por: Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), que tem a decorrer um projecto de consultas botânicas para o qual poderá enviar todas as perguntas e dúvidas que tiver sobre as plantas (consultorio.botanico@uc.pt).

Esta é uma planta nativa dos países do Sudoeste mediterrânico, incluindo Portugal Continental, e pertence à ordem das Malvales, na qual estão por exemplo espécies como o café e o hibisco.

Típica de urzais e sargaçais, esta espécie gosta de slos ácidos pobres e um pouco húmidos, indica o portal Flora-On, onde a maior parte dos registos da Halimium lasianthum surgem no Litoral Norte e no Centro do país.

Esta planta floresce entre Abril e Agosto.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.