Foto: Andreas Eichler/Wiki Commons

Que espécie é esta: lagarta da borboleta-branca-grande-da-couve

Naturalistas locais

O leitor Marco Alvarinhas encontrou lagartas na parede de casa e pediu ajuda para saber a espécie. Eva Monteiro responde.

 

“Será que me podem dizer que lagarta é esta, o que come e se se transforma nalguma borboleta? Nesta altura do ano vejo muitas na parede de minha casa”, explicou Marco Alvarinhas, sobre a fotografia tirada em Góis, a 18 de Abril.

Trata-se da lagarta da borboleta-branca-grande-da-couve (Pieris brassicae).

Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

 

Foto: Marco Alvarinhas

 

Como o nome comum indica, a lagarta da borboleta-branca-grande-da-couve alimenta-se de couves, mas também de  outras plantas da mesma família (Brassicaceae) e até de outras famílias.

Quando já estão bem desenvolvidas, como é o caso da lagarta da foto, abandonam a planta para procurarem um local para crisalidar, muitas vezes em paredes e muros das proximidades.

Leia aqui outra identificação da mesma espécie já publicada na Wilder.

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.