Fotos: Elisabete Cartaxo

Que espécie é esta: lagarta da borboleta-caveira

Naturalistas locais

A leitora Elisabete Cartaxo fotografou estas lagartas em Novembro em Setúbal e quis saber qual a espécie a que pertence. Albano Soares dá-lhe a identificação.

 

Elisabete Cartaxo encontrou a primeira lagarta a 14 de Novembro “no passeio da minha rua junto a um prédio”, na zona de Vale do Cobro, em Setúbal. É uma zona habitacional, com zonas verdes, junto a um campo com sobreiros, oliveiras e eucaliptos.

 

 

“Nunca tinha visto uma lagarta tão grande. Fiquei admirada com o tamanho e com o local onde estava. Depois de várias pesquisas, encontrei o vosso site e julgo que se trata da lagarta da borboleta-caveira.”

Dois dias depois, a 16 de Novembro, “também no passeio da minha rua, encontro a outra lagarta. Pensei que seria a mesma e que tinha mudado de cor, mas depois de a observar, porque os desenhos são diferentes, concluí que seria outra. Fui colocá-la num vaso de plantas, para a tirar do chão.”

 

 

“Que lagartas estranhas para mim, nunca tinha visto. Que coincidência duas na mesma semana.”

A espécie que observou é uma lagarta da borboleta caveira (Acherontia atropos).

Espécie identificada e texto por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

São ambas lagartas da mesma espécie, mas estão em estádios de evolução diferentes.

Esta grande e bonita borboleta noturna pertence à família Sphingidae. É uma das nossas maiores borboletas e um dos maiores na classe insecta nas nossas latitudes.

Ficou célebre por dar capa a um filme de Hollywood.

O nome comum vem da marca no tórax dos adultos que lembra uma caveira.

As lagartas alimentam-se de plantas da família da batata e também de folhas de oliveira.

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

 

Descubra o Calendário Wilder 2020

Para o ano de 2020 criámos um calendário inspirado nas espécies de plantas, animais e cogumelos de Portugal, com 12 das melhores imagens que recebemos dos nossos leitores, através do Que Espécie É Esta. E com os dias mais especiais dedicados à Natureza, de Janeiro a Dezembro. 

Saiba aqui como adquirir. 

Desta forma está a apoiar o trabalho da Wilder, revista online independente dedicada ao jornalismo de natureza.