Que espécie é esta: lagarta da borboleta Orgyia antigua

A leitora Anne-Marie Margalho fotografou esta lagarta em Mafra, a 14 de Setembro, e pediu ajuda para saber a espécie. Eva Monteiro responde.

“Encontrei este animal pela primeira vez a caminhar no muro da minha varanda. Vivo no campo, no concelho de Mafra. Agradeço se me puderem dizer qual é o seu nome”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se da borboleta nocturna Orgyia antigua.

Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

O que vemos na foto é uma lagarta de uma borboleta nocturna da família Erebidae chamada Orgya antigua.

As lagartas têm este ar engraçado de escova de dentes com corninhos peludos.

Mas atenção! Não tocar, estas lagartas são urticantes.

Alimentam-se de folhas de várias espécies de árvores caducifólias.

Os machos adultos têm quatro asas castanhas de aspecto aveludado com um ponto branco junto à margem posterior de cada uma das asas anteriores.

As fêmeas só parecem cabeça, tórax e abdómen, sem quaisquer vestígios de asas, a maior parte das vezes nem se quer se afastam do casulo, de onde libertam feromonas para atrair os machos para a cópula.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.