Larva de pirilampo. Foto: Sílvia Paixão

Que espécie é esta: larva de pirilampo

Sílvia Paixão viu este insecto diferente em Souto Velho, Abelheira, mesmo ao lado de Vidago, e pediu para saber a espécie. Eva Monteiro responde.

 

Trata-se de uma larva de pirilampo, da família Lampyridae.

Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

 

Larva de pirilampo. Foto: Sílvia Paixão

 

Os pirilampos são insectos muito carismáticos pertencentes à Ordem Coleoptera, família Lampyridae. São famosos pela sua rara capacidade de produzir luz de origem biológica (bioluminescência), mas o seu real aspecto é desconhecido da maior parte das pessoas.

As larvas de pirilampo são predadoras vorazes de caracóis e por isso consideradas amigas dos agricultores.

Embora as larvas também sejam bioluminescentes, são principalmente os adultos que se comunicam por sinais luminosos. As fêmeas emitem uma série de pulsos luminosos característicos para atrair os machos para a cópula. Em Portugal ocorrem uma dezena de espécies.

 

Descubra ainda seis coisas a saber sobre os pirilampos em Portugal.

 

[divider type=”thin”]Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.