Fotos: Hugo Alberto Rodrigues

Que espécie é esta: lebre-do-mar

Naturalistas locais

O leitor Hugo Alberto Rodrigues fotografou este animal a 30 de Maio na Prainha do Ti João, na Baía do Seixal, e pediu ajuda na identificação. Gonçalo Calado responde.

As fotografias foram tiradas quando a maré estava a encher, explicou o leitor à Wilder.

Trata-se de uma lebre-do-mar ou vinagreira (Aplysia fasciata).

Espécie identificada por: Gonçalo Calado, biólogo e investigador associado do Instituto Português de Malacologia (IPM).

A lesma do mar em questão pertence à espécie Aplysia fasciata, a maior e a mais comum das quatro espécies do género Aplysia (também chamadas lebres-do-mar) que ocorrem em Portugal continental. As outras são a Aplysia punctataAplysia depilans e a Aplysia parvula.

Segundo Gonçalo Calado, as lebres-do-mar “são herbívoras estritas. Alimentam-se de algas e é aí que se costumam encontrar com mais frequência”.

Nos últimos anos têm sido utilizadas como modelos laboratoriais em estudos na área das neurociências.

No geral, estima-se que existam cerca de 250 espécies de lesmas do mar registadas em Portugal Continental. Na Madeira esse número rondará as 112 e nos Açores, 133, segundo este investigador.

Recorde aqui a outra lebre-do-mar ou vinagreira que outro leitor da Wilder observou, desta vez no rio Tejo, perto da Ponte Vasco da Gama, em Dezembro de 2017.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.