Fotos: Alcides Simão

Que espécie é esta: louva-a-deus-do-corno

Naturalistas locais

O leitor Alcides Simão fotografou este lindo insecto a 26 de Outubro em Reveles, Baixo Mondego, e pediu para saber a espécie. Eva Monteiro responde.

“Encontrei este amiguinho louva-deus mimético hoje. Trata-se, para mim, de uma espécie desconhecida”, escreveu Alcides Simão à Wilder.

Tem “movimentos corporais semelhantes aos do bicho-pau, tentado sempre aparentar um galho seco ao vento. Aparenta ser áptero.”

“Qualquer informação sobre este amiguinho seria bem vinda!”

Trata-se do louva-a-deus-do-corno (Empusa pennata).

Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

O louva-a-deus que Alcides Simão encontrou é uma ninfa, muito bonita.

O nome comum é louva-a-deus-do-corno, porque tem uma espécie de corno cónico entre as antenas.

Por ser uma ninfa é aptera e apresenta o abdómen enrolado para cima com umas esculturas que lembram uma espiga.

Os adultos são parecidos, mas são maiores e têm as asas totalmente desenvolvidas. Embora também tenham a parte ventral do abdómen que parece uma espiga, as asas tapam-na e não se nota tanto como nas ninfas. 


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.