Que espécie é esta: malva-de-espanha

A leitora Catarina Gomes viu “uma flor muito bonita” na zona da praia de São Julião e quis saber a espécie. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra responde.

 

“Encontrei uma flor muito bonita e não consigo identificar. Conseguem ajudar?”, pediu Catarina Gomes, sobre a fotografia tirada durante uma caminhada pela encosta na zona da praia de São Julião (Sintra/Ericeira).

A espécie que observou é uma Malva hispanica, conhecida pelo nome comum malva-de-espanha.

 

 

Espécie identificada e texto por: Filipe Covelo, colaborador do Jardim Botânico e do Herbário da Universidade de Coimbra (UC), no âmbito do projecto PRISC (Portuguese Research Infrastructure of Scientific Collections). O Jardim Botânico da UC tem a decorrer um projecto de consultas botânicas para o qual pode enviar as perguntas e dúvidas que tiver sobre plantas (consultorio.botanico@uc.pt).

 

 

É uma planta anual de corola rosada com floração primaveril, que ocorre em pastagens, clareiras de matos, terrenos cultivados ou incultos.

Esta espécie é nativa da Península Ibérica e Noroeste de África.

Para a confirmação a identificação desta planta, é importante observar uma estrutura designada de epicálice (localizado na base do cálice): se as peças desse epicálice forem livres até à base e com uma forma linear a lanceolada, estamos perante uma espécie do género Malva sp. Neste caso, geralmente se forem duas peças livres, é uma Malva hispanica.

 

[divider type=”thin”]Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. No caso de plantas, deve enviar fotos de pormenor das folhas, frutos e flores (se houver), se possível também tiradas contra o céu. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.