Fotos: António Luiz da Rocha

Que espécie é esta: maracujá-banana

Naturalistas locais

O leitor António Luiz da Rocha quis saber de que espécie é uma planta trepadeira que fotografou em Espinho, no início de Julho. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra responde.

“Encontrei […] no jardim de  uma casa em ruínas esta planta que não conheço e não consegui obter a mínima informação sobre ela”, explicou, na mensagem enviada à Wilder.

Trata-se de uma planta do género Passiflora (género do maracujá), que pertence à família Passifloraceae. Poderá ser da espécie Passiflora mollissima ou da espécie Passiflora tarminiana.

Espécie identificada e texto por: Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, que tem a decorrer um projecto de consultas botânicas para o qual poderá enviar todas as perguntas e dúvidas que tiver sobre as plantas (consultorio.botanico@uc.pt).

As duas espécies são conhecidas como maracujá-banana e nativas da América Central e da América do Sul.

Apesar do clima do nosso país não ser propicio para o crescimento subespontâneo destas espécies, é importante informar que a Passiflora tarminiana é considerada invasora no Hawaii e na Nova Zelândia. Por esse motivo, a sua reprodução é desaconselhada.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.