escaravelho preto
Meloe violaceus. Foto: Ralf Vogt/Wiki Commons

Que espécie é esta: Meloe violaceus

A leitora Filipa Sousa encontrou um pequeno besouro em Brufe, Terras do Bouro, e pediu para saber a espécie. João Gonçalo Soutinho responde.

“Encontrei este insecto a 4 de Março deste ano. Gostaria de saber o que é”, escreveu Filipa Sousa, no pedido enviado à Wilder.

Foto: Filipa Sousa

Trata-se de um Meloe violaceus, um escaravelho da família Meloidae.

Espécie identificada e texto por: João Gonçalo Soutinho, coordenador do VACALOURA.pt.

Estes escaravelhos enquanto adultos alimentam-se de polén.

As larvas, no entanto, quando emergem do solo (onde as fêmeas colocam milhares de ovos), sobem a plantas ou flores à procura de algum hospedeiro que irão parasitar.

Normalmente as pequenas larvas optam por abelhas-solitárias ou por gafanhotos e algumas vezes por abelhas-do-mel, aos quais se agarram apanhando “boleia” até chegarem aos ninhos desses insectos, onde irão viver.

Enquanto se desenvolvem, alimentam-se dos ovos e larvas dos insectos que parasitam e também de polén e mel, se estiverem disponíveis.

Pode ler mais informações sobre este curioso besouro noutra identificação do Meloe violaceus, aqui.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.