Foto: Fernando Delgado

Que espécie é esta: mosca-das-pedras

Naturalistas locais

O leitor Fernando Delgado fotografou este insecto a 17 de Junho na Fonte Filipe, em Loulé, e quis saber qual a espécie a que pertence. Eva Monteiro dá-lhe a identificação.

“Encontrei esta espécie de insecto na Fonte Filipe – Loulé e não faço ideia da espécie a que pertence”, contou à Wilder Fernando Delgado.

 

O insecto que observou pertence à espécie mosca-das-pedras (Hemimelaena flaviventris).

Espécie identificada por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Este é um insecto da Ordem Plecoptera. Os insectos desta Ordem são conhecidos comummente como moscas-das-pedras e as suas larvas aquáticas são usadas como isco pelos pescadores.

Segundo este estudo científico, podemos observar esta espécie em voo entre Maio e Junho. A mosca-das-pedras ocorre na Península Ibérica e no Norte de África.

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.