Foto: arie tennbaum/Wiki Commons

Que espécie é esta: narciso-de-inverno ou mija-burro

Naturalistas locais

A leitora Cristiana Rocha encontrou estes narcisos em Alportel (São Brás de Alportel), no Barrocal Algarvio, e pediu ajuda na identificação. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra responde.

 

“Encontram-se num terreno baldio em Alportel, São Brás de Alportel, em Faro, e já os encontrei noutras zonas do Barrocal Algarvio”, indicou Cristiana Rocha, num mail enviado à Wilder.

 

narcisos

Foto: Cristiana Rocha

 

Trata-se de uma planta da espécie Narcissus tazetta, conhecida pelos nomes comuns de narciso-de-inverno ou mija-burro, entre outros.

Espécie identificada e texto por: Filipe Covelo, colaborador do Jardim Botânico e do Herbário da Universidade de Coimbra (UC), no âmbito do projecto PRISC (Portuguese Research Infrastructure of Scientific Collections). O Jardim Botânico da UC tem a decorrer um projecto de consultas botânicas para o qual pode enviar as perguntas e dúvidas que tiver sobre plantas (consultorio.botanico@uc.pt).

Em Portugal é uma espécie exótica. É cultivada devido ao seu carácter ornamental, mas vai aparecendo nalguns terrenos de uma forma espontânea, fugida do cultivo – principalmente em locais húmidos com solo de origem calcária.

A área de distribuição deste narciso, de onde a espécie é nativa, vai desde o Nordeste da Península Ibérica até aos Balcãs e Anatólia. O Narcissus tazetta existe também no Norte de África.

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. No caso de plantas, deve enviar fotos de pormenor das folhas, frutos e flores (se houver), se possível também tiradas contra o céu. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Precisamos de pedir-lhe um pequeno favor…

Se gosta daquilo que fazemos, agora já pode ajudar a Wilder. Adquira a ilustração “Menina observadora de aves” e contribua para o jornalismo de natureza. Saiba como aqui.