Foto: Núria Gonçalves

Que espécie é esta: ooteca de louva-a-deus-comum

Naturalistas locais

A leitora Núria Gonçalves fotografou esta estrutura feita por um insecto em Sapardos, Vila Nova de Cerveira, a 25 de Janeiro e quis saber qual a espécie a que pertence. Eva Monteiro responde.

 

“Encontrei esta crisálida/casulo ontem, dia 25 de Janeiro, em Sapardos, Vila Nova de Cerveira, no tronco de uma palmeira. Já tinha encontrado algo assim antes, numa folha de uma macieira, em Refóios, Ponte de Lima”, escreveu Núria Gonçalves à Wilder.

 

 

O que observou é uma ooteca de um louva-a-deus-comum (Mantis religiosa). 

Espécie identificada por: Eva Monteiro, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

O que vemos na imagem não é um casulo, mas sim uma ooteca de um louva-a-deus-comum.

Ou seja, é uma espécie de estojo que a mãe louva-a-deus segrega no momento da postura, que encerra os ovos e os protege enquanto não eclodem.

Normalmente as ootecas encontram-se debaixo de pedras ou em troncos com na fotografia.

Da ooteca sairão as ninfas de louva-deus, pequenas miniaturas dos adultos.

A Mantis religiosa é uma das espécies mais comuns de louva-deus da nossa fauna. Estes insectos reconhecem-se pelas patas anteriores adaptadas à caça, que também lhes dão o nome comum, já que parece que estão a rezar.

Recorde aqui o louva-a-deus-comum que a leitora Fernanda Torres encontrou em Vila Nova de Milfontes, a 29 de Novembro de 2018.

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

 

Descubra o Calendário Wilder 2020

Para o ano de 2020 criámos um calendário inspirado nas espécies de plantas, animais e cogumelos de Portugal, com 12 das melhores imagens que recebemos dos nossos leitores, através do Que Espécie É Esta. E com os dias mais especiais dedicados à Natureza, de Janeiro a Dezembro. 

Saiba aqui como adquirir. 

Desta forma está a apoiar o trabalho da Wilder, revista online independente dedicada ao jornalismo de natureza.