O leitor Ernesto Pavão quis saber o nome de uma flor que vê frequentemente, no concelho de Mirandela. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra identifica.

“É muito comum, chegando a encher campos com centenas de metros quadrados”, explicou Ernesto Pavão, sobre a flor que fotografou no dia 20 de Abril.

Foto: Ernesto Pavão

Em causa está uma planta conhecida como pampilho, da espécie Coleostephus myconis.

Espécie identificada por:  Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), que tem a decorrer um projecto de consultas botânicas para o qual poderá enviar todas as perguntas e dúvidas que tiver sobre as plantas (consultorio.botanico@uc.pt).

Esta espécie é nativa da região mediterrânea e é muito comum por todo o país, especialmente em campos agrícolas, refere o JBUC.

É uma planta generalista, podendo ser vista principalmente em pastagens, pousios, searas, montados e margens de caminhos, mas também em bosques.

Há várias outras espécies conhecidas pelo nome comum de pampilho, segundo o portal Flora-On.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.