Foto: Isabel Inácio Cordeiro

Que espécie é esta: pata-de-burro

Naturalistas locais

A leitora Isabel Inácio Cordeiro fotografou este molusco durante um passeio pela praia de Tróia a 13 de Novembro e quis saber qual a espécie a que pertence. A equipa do GelAVista responde.

 

Enquanto dava um passeio durante a maré vazia, Isabel encontrou este molusco na areia que “gostava muito que me ajudassem a identificar”.

“O animal estava agarrado a uma concha de um lingueirão”, conta a leitora que, depois de ter tirado a fotografia, prontamente o devolveu ao mar.

 

 

A espécie que observou é um molusco pata-de-burro (Cymbium olla).

Espécie identificada e texto por: Equipa do projecto GelAVista, do Grupo de Oceanografia e Plâncton do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O projecto está a estudar as medusas e outros gelatinosos nas costas portuguesas, com a ajuda de dados enviados pelos cidadãos (em 2017 foram assinalados 7.850 organismos).

O pata-de-burro é um molusco gastrópode comum em Portugal, que pode ser encontrado em fundos arenosos do infralitoral (nas zonas abaixo do limite inferior da maré).

A sua concha amarelo alaranjada caracteriza-se por uma grande abertura, que não abriga inteiramente o pé do animal, como aliás se consegue ver na na fotografia. A concha desta espécie é também constituída essencialmente pela última volta, enquanto que a espiral fica reduzida à zona apical.

Pode ter até 12 centímetros de altura.

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

 

Precisamos pedir-lhe um pequeno favor…

Se gosta daquilo que fazemos, agora já pode ajudar a Wilder. Adquira a ilustração “Menina observadora de aves” e contribua para o jornalismo de natureza. Saiba como aqui.