Fotos: Paulo Amaral

Que espécie é esta: pato-trombeteiro

Naturalistas locais

O leitor Paulo Amaral fotografou estas aves em voo na Lagoa dos Salgados, Albufeira, em Agosto, e pediu ajuda na identificação. Gonçalo Elias responde.

“Pelo bico largo na sua extremidade poderia dizer que são colhereiros. Mas os colhereiros que também fotografei eram adultos e são diferentes. Serão colhereiros juvenis? Serão colhereiros fêmeas?”, escreveu Paulo Amaral à Wilder.

Tratam-se de patos-trombeteiros (Anas clypeata).

Espécie identificada por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.

São patos-trombeteiros e identificam-se pelo bico em forma de espátula.

Também podem ser conhecidos como patos-colhereiros mas não se devem confundir com os colhereiros (Platalea leucorodia).

No mês de Agosto os patos estão em plumagem de eclipse e por isso não são visíveis as cores típicas dos adultos.

O macho tem a cabeça verde-garrafa, o peito branco e os flancos castanhos; a fêmea é toda acastanhada.

E ainda que seja uma das espécies de patos mais comuns no nosso país durante a época de Invernada, a população residente está Em Perigo.

É por isso, no nosso país, sobretudo um invernante, chegando os primeiros indivíduos a partir de Agosto, permanecendo algumas aves entre nós até Abril, segundo o portal Aves de Portugal.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.