Percevejo-do-fogo. Foto: Jörg Hempel/WikiCommons

Que espécie é esta: percevejo-do-fogo

Naturalistas locais

A leitora Isabel Vaz fotografou este animal a 20 de Fevereiro em Mafra e quis saber qual a espécie a que pertence. Eva Monteiro responde.

 

“Precisamos de uma ajuda para identificar este animal encontrado hoje dia 20 fevereiro, no recreio de um colégio na freguesia da Igreja Nova, Mafra”, escreveu Isabel Vaz à Wilder.

 

Tratam-se de um percevejo-do-fogo (Pyrrhocoris apterus).

Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Esse bicho tão bonito e invernal – pois os adultos vêem-se durante o inverno – é um percevejo-do-fogo (Pyrrhocoris apterus).

É bastante abundante e é comum serem vistos em grande agregações vermelhas e pretas na base das cascas de várias árvores.

Também eu me lembro de ser pequena e vê-los no recreio da minha escola!

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

 

Descubra o Calendário Wilder 2020

Para o ano de 2020 criámos um calendário inspirado nas espécies de plantas, animais e cogumelos de Portugal, com 12 das melhores imagens que recebemos dos nossos leitores, através do Que Espécie É Esta. E com os dias mais especiais dedicados à Natureza, de Janeiro a Dezembro. 

Saiba aqui como adquirir. 

Desta forma está a apoiar o trabalho da Wilder, revista online independente dedicada ao jornalismo de natureza.