Que espécie é esta: petinha-dos-prados

A leitora Ana Dias Amaral fotografou esta ave a 18 de Outubro em Vila Praia de Âncora e quis saber a que espécie pertence. Gonçalo Elias dá-lhe a identificação.

“Fotografei em Vila Praia de Âncora, concelho de Caminha, no dia 18/10/2020 duas petinhas que não consigo identificar. Talvez sejam ambas petinhas dos prados, mas parecem-me ser diferentes. Será que me conseguem ajudar na identificação?”, escreveu a leitora à Wilder.

A espécie que observou é, em ambos os casos, a petinha-dos-prados (Anthus pratensis).

Espécie identificada por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.

Esta é uma espécie que nos visita no período de invernada (de Outubro a Março), vinda de países como a Islândia ou a Rússia. Segundo o portal Aves de Portugal, “de todos os passeriformes que nos visitam no Outono e no Inverno, a petinha-dos-prados é certamente um dos mais abundantes”.

A petinha-dos-prados mede cerca de 15 centímetros e é uma ave com plumagem castanho-acizentada. Na face tem um anel orbital branco-sujo.

Passa grande parte do tempo no solo mas, depois de um voo, também podemos vê-la pousada em fios ou em postes.

Alimenta-se de insectos e de aranhas, daí o seu bico fino. Ocorre em terrenos agrícolas.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.