Pintarroxo. Foto: Francesco Veronesi/Wiki Commons

Que espécie é esta: pintarroxo

Naturalistas locais

A leitora Ana Marshall fotografou esta pequena ave em Carnaxide, Oeiras, em 2017, e pediu ajuda na identificação. Gonçalo Elias responde.

Pintarroxo. Foto: Ana Marshall

Trata-se de um pintarroxo, com o nome científico Linaria cannabina.

Espécie identificada por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.

Nesta espécie, os machos são mais fáceis de identificar, com a testa e o peito vermelhos, associados à cabeça acinzentada.

Ainda assim, no Outono e no Inverno os machos ficam mais parecidos com as fêmeas. Nessa época do ano, é mais difícil observar o vermelho, que fica escondido. Os tons vermelhos são bem mais evidentes na época dos ninhos, na Primavera.

Esta ave pode observar-se ao longo do ano todo. Mas no Inverno o número de pintarroxos em Portugal aumenta, devido à chegada de algumas aves migradoras.

É uma espécie “abundante” e “bem distribuída de norte a sul do território, apenas com algumas áreas onde está ausente, como é o caso de algumas zonas do Litoral Centro e do Baixo Alentejo”, descreve o portal Aves de Portugal.

Está associado a “matos de zonas rochosas, campos abertos entrecortados com sebes e montados esparsos, assim como matos e pastagens de altitude e costeiros.”

Segundo Gonçalo Elias, a espécie é residente e razoavelmente frequente no concelho de Oeiras.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.