Dracunculus vulgaris. Foto: Manuela Alvarez

Que espécie é esta: planta-cobra

Naturalistas locais

A leitora Manuela Alvarez fotografou esta planta num jardim dos arredores de Coimbra, em Maio. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra indica qual é a espécie.

“Gostaria de saber o nome da espécie a que pertence esta planta, aparentemente estranha à  flora lusitana”, pediu Manuela Alvarez, na mensagem enviada à Wilder. 

Foto: Manuela Alvarez

Trata-se de uma planta da espécie Dracunculus vulgaris, conhecida pelos nomes comuns de planta-cobra e serpentária, entre outros.

Espécie identificada e texto por:  Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), que tem a decorrer um projecto de consultas botânicas para o qual poderá enviar todas as perguntas e dúvidas que tiver sobre as plantas (consultorio.botanico@uc.pt).

É comum encontrar esta planta nos jardins das habitações da região de Coimbra, principalmente para os lados de Ançã, onde o solo é calcário.

É uma Araceae, pertencente à mesma família dos jarros, e que se caracteriza por na altura da floração ter um odor fétido bastante forte. A área de distribuição nativa são os Balcãs e o Sudeste da Europa.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.