Que espécie é esta: Planta do género Columnea

Foto: Assunção Lopes

A leitora Assunção Lopes recebeu uma planta de presente e pediu ajuda na identificação da espécie. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra responde.

 

“Ofereceram-me esta planta que floriu em Março mas não sei como se chama. Conseguem identificá-la?”, pediu Assunção Lopes, numa mensagem enviada à Wilder.

Trata-se de uma planta Columnea sp., para a qual foi possível identificar apenas até ao género (Columnea).

 

Foto: Assunção Lopes

 

Espécie identificada e texto por: Filipe Covelo, colaborador do Jardim Botânico e do Herbário da Universidade de Coimbra (UC), no âmbito do projecto PRISC (Portuguese Research Infrastructure of Scientific Collections). O Jardim Botânico da UC tem a decorrer um projecto de consultas botânicas para o qual pode enviar as perguntas e dúvidas que tiver sobre plantas (consultorio.botanico@uc.pt).

Este grupo de plantas é originário da América Central e das regiões tropicais da América do Sul. O género Columnea conta com cerca de 200 espécies aceites e pertence à família Gesneriaceae.

A esta família pertence, por exemplo, uma outra espécie usada como ornamental, que é chamada de flor-batom (Aeschynanthus radicans Jack).

 

[divider type=”thin”]Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.