Poupa. Foto: Wilder/arquivo

Que espécie é esta: poupa

Naturalistas locais

A leitora Elza Baptista Filha observou esta ave no início de Junho nos jardins de Olhão e pediu ajuda na identificação. Gonçalo Elias responde.

“Caminhando esta semana que passou com meu cão nos jardins de Olhão eu deparei com este pássaro lindo, e com um bico bem estranho, parece um martelinho pegando comida da relva”, contou Elza à Wilder.

Foto: Elza Baptista Filha
Foto: Elza Baptista Filha

Trata-se de uma poupa (Upupa epops).

Espécie identificada por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.

A poupa é uma ave que mede entre 25 e 29 centímetros de comprimento.

Tem um bico longo, estreito e ligeiramente curvo para baixo. Mas o que a distingue realmente é a sua poupa, que costuma levantar por breves instantes, normalmente quando aterra.

Esta ave passa a maior parte do seu tempo no solo, à procura de minhocas e de insectos para se alimentar. 

Quando chega a época de reprodução escolhe cavidades de árvores ou edifícios em ruínas para fazer o seu ninho. Tem apenas uma ninhada por ano, normalmente com uma média de oito ovos.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.