Fotos: Luís Miguel Ferreira

Que espécie é esta: ralo ou grilo-toupeira

Naturalistas locais

O leitor Luís Miguel Ferreira encontrou um estranho insecto na zona de Entre os Rios (Penafiel), a 3 de Maio, e pediu ajuda para identificar a espécie. Eva Monteiro responde.

“Achei curioso porque parecia um híbrido de louva-a-deus, grilo e gafanhoto”, contou à Wilder o leitor.

Trata-se de um ralo (Gryllotalpa sp.), também conhecido como grilo-toupeira.

Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Este lindo e estranho bicho é um ralo ou grilo-toupeira (Gryllotalpa sp.) que, na verdade, é mais aparentado com os grilos, pois grilos e ralos pertencem à mesma superfamilia: a Grylloidea.

Os ralos são uns grilos muito particulares que têm as patas anteriores modificadas em pás escavadoras com as quais fazem galerias em hortas e outros terrenos com solos pouco compactados.

Os machos cantam friccionando as asas anteriores, no interior destas galerias que funcionam como caixas de ressonância, amplificando muito o som metálico produzido.

Há três espécies de ralos em Portugal: Gryllotalpa africanaGryllotalpa gryllotalpa e Gryllotalpa vineae, sendo esta última a mais comum e provavelmente a espécie que foi fotografada pelo nosso leitor, embora seja difícil de identificar por fotografia.

O melhor é identificar pelo som, como aqui já se disse noutra ocasião. 


Recorde aqui o outro ralo ou grilo-toupeira que um dos leitores da Wilder encontrou.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.