Foto: Eugénia Pereira

Que espécie é esta: ralo ou grilo-toupeira

Naturalistas locais

A leitora Eugénia Pereira encontrou este animal a 17 de Outubro em Aveiro e pediu para saber a espécie. Eva Monteiro responde.

“Encontrei este inseto em minha casa (Aveiro) e não sei o que é. Poderiam dizer-me, por favor?”

Trata-se de um ralo ou grilo-toupeira (Gryllotalpa sp.).

Espécie identificada por: Eva Monteiro, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

A espécie que Eugénia Pereira encontrou é um ralo, ou grilo-toupeira.

Há três espécies desde género em Portugal – Gryllotalpa africanaGryllotalpa gryllotalpa e Gryllotalpa vineae – mas é difícil identificar por fotografia. O melhor é identificar pelo som.

Os ralos são uns grilos muito particulares que têm as patas anteriores modificadas em pás escavadoras com as quais fazem galerias em hortas e outros terrenos com solos pouco compactados.

Os machos cantam friccionando as asas anteriores, no interior destas galerias que funcionam como caixas de ressonância, amplificando muito o som metálico produzido.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.