Foto: Mário Marques

Que espécie é esta: salamandra-de-pintas-amarelas

Naturalistas locais

O leitor Mário Marques encontrou este anfíbio a 18 de Janeiro em Forninho (Palmela) e pediu para saber a que espécie pertence. Rui Rebelo responde.

 

“Depois de uma noite chuvosa houve uma visita inesperada. Quando abri a porta de casa, tinha um exemplar lindo de uma salamandra a querer entrar”, contou Mário Marques à Wilder.

 

 

“Depois de tirar as fotos coloquei-a no meio da vegetação junto a um charco.”

 

 

“Esta salamandra encontrou-me na localidade do Forninho, Poceirão, Palmela.”

Trata-se de uma salamandra-de-pintas-amarelas ou uma saramantiga (Salamandra salamandra).

Espécie identificada e texto por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Esta é uma salamandra-de-pintas-amarelas. Já a subespécie é um pouco mais difícil.

Este indivíduo, para além da cor vermelha típica da subespécie Salamandra salamandra gallaica, tem também umas manchas cinza/acastanhadas no meio das pintas amarelas maiores. A presença destas duas cores (cinza/acastanhado e vermelho) é característica da subespécie Salamandra salamandra morenica (que tem o centro da distribuição na Serra morena, mas também na sua continuação em Portugal, ao longo do Alentejo).

Mas também pode aparecer na Salamandra salamandra crespoi, que existe no sudoeste do Algarve e Alentejo, até à serra de Grândola.

A zona da Arrábida e as areias em redor (como o Poceirão) é uma região onde as três subespécies se podem encontrar e tem algum interesse estudar como e se se cruzam entre si.

Saiba mais aqui sobre a salamandra-de-pintas-amarelas.

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

 

Descubra o Calendário Wilder 2020

Para o ano de 2020 criámos um calendário inspirado nas espécies de plantas, animais e cogumelos de Portugal, com 12 das melhores imagens que recebemos dos nossos leitores, através do Que Espécie É Esta. E com os dias mais especiais dedicados à Natureza, de Janeiro a Dezembro. 

Saiba aqui como adquirir. 

Desta forma está a apoiar o trabalho da Wilder, revista online independente dedicada ao jornalismo de natureza.