Foto: João Gomes

Que espécie é esta: sapo-comum-ibérico

Naturalistas locais

O leitor João Gomes observou este anfíbio numa quinta na Manjoeira (Loures), numa noite de Outubro, e pediu ajuda para saber a que espécie pertence. Rui Rebelo responde.

 

Foto: João Gomes

 

Trata-se do sapo-comum-ibérico (Bufo spinosus).

Espécie identificada por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

“Até há pouco tempo era considerado uma subespécie do sapo-comum-europeu, Bufo bufo (era Bufo bufo spinosus), com animais bem maiores que os da Europa Central”, explica Rui Rebelo.

“As análises genéticas mostraram que os animais da Penísula Ibérica são diferentes e, por isso, foram ‘promovidos’ a espécie – Bufo spinosus”.

“Este animal da foto é bem grande e deve ser uma fêmea (são as maiores).”

Segundo o guia Anfíbios e Répteis de Portugal, este sapo é maioritariamente nocturno e está activo do Outono à Primavera.

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. No caso de plantas, deve enviar fotos de pormenor das folhas, frutos e flores (se houver), se possível também tiradas contra o céu. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.