Foto: Adriana Saraiva

Que espécie é esta: sapo-comum

A leitora Adriana Saraiva avistou várias “minúsculas rãs” na zona de Tavira e pediu ajuda na identificação. Rui Rebelo responde.

“Este fim de dia na Ribeira do Almargem vimos vários espécimes destas pequeninas rãs. Será possível ajudar na sua identificação por favor?”, referiu Adriana Saraiva, referindo-se à imagem captada a 23 de Maio.

Trata-se de um indivíduo recém-metamorfoseado, ou seja, acabado de passar para terra, de sapo-comum (Bufo spinosus).

Espécies identificadas e texto por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Os sapos-comuns põem os ovos geralmente em águas permanentes.

[divider type=”thin”]Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o localTrabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.