Foto: Nuno Cavaco

Que espécie é esta: trevo-estrelado

Naturalistas locais

O leitor Nuno Cavaco encontrou umas flores desconhecidas perto de Mafra, na zona de Casais da Serra, e pediu ajuda para identificar. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra responde.

 

Estas flores fotografadas no dia 25 de Abril pertencem à espécie Trifolium stellatum, com o nome comum trevo-estrelado, da família Fabaceae.

Espécie identificada e texto por: Filipe Covelo, colaborador do Jardim Botânico e do Herbário da Universidade de Coimbra (UC), no âmbito do projecto PRISC (Portuguese Research Infrastructure of Scientific Collections). O Jardim Botânico da UC tem a decorrer um projecto de consultas botânicas para o qual pode enviar as perguntas e dúvidas que tiver sobre plantas (consultorio.botanico@uc.pt).

 

Foto: Nuno Cavaco

 

O trevo-estrelado é uma erva anual com 6 a 40 centímetros, erecta ou ascendente, com uma corola papilionácea de cor rosada, e de floração primaveril. O que vemos na foto com uma forma estrelada são os cálices na fase de frutificação da planta.

É uma planta nativa do Sudeste da Grã-Bretanha, Sul da Europa, Noroeste de África, Oeste da Ásia e Macaronésia (Madeira e Canárias). Está presente, principalmente, no Centro e Sul de Portugal Continental, em prados, pastagens, clareiras de matos e bermas de caminhos.

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.