Foto: Cristina Tordo

Que espécie é esta: tritão-marmoreado?

A leitora Cristina Tordo encontrou um anfíbio no concelho de Alcochete e pediu ajuda para saber a espécie. Rui Rebelo responde.

 

“Encontrei este bicho no dia 24 de Abril, num poço de um terreno agrícola no concelho de Alenquer”, explicou a leitora, que questionou também: “O que é? Estará em via de extinção? Devo preservar, ou é alguma espécie invasiva e prejudicial à água do poço?”

 

Foto: Cristina Tordo

 

Poderá tratar-se de um juvenil de tritão-marmoreado (Triturus marmoratus), embora sem certezas absolutas.

Espécie identificada e texto por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Estes animais são encontrados com alguma frequência em poços, onde não causam nenhum mal. É uma espécie protegida, mas tem um baixo estatuto de ameaça – ainda é encontrada frequentemente um pouco por todo o país.

Não há nenhuma espécie invasora de salamandra ou tritão em Portugal continental, e todas as nossas espécies nativas são protegidas. Por isso estes animais devem ser sempre protegidos.

Saiba mais sobre a espécie aqui e descubra também como é que estes tritões se transformam para cativar as fêmeas.

 

[divider type=”thin”]Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.