Jacarandá. Foto: Haneesh K.M./Wiki Commons

Que espécie é esta: um jacarandá

Naturalistas locais

Manuel Maria Neves fotografou uma árvore num espaço público que fica nas áreas da Cova da Piedade e Laranjeiro, no concelho de Almada, a 22 de Novembro, e pediu ajuda para identificar qual é a espécie. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra responde.

 

A árvore em questão é conhecida por jacarandá ou jacarandá-mimoso e tem o nome científico de Jacaranda mimosifolia.

 

folhas e frutos de um jacarandá

Foto: Manuel Maria Neves

 

Espécie identificada por: Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), que tem a decorrer um projecto de consultas botânicas para o qual poderá enviar todas as perguntas e dúvidas que tiver sobre as plantas (consultorio.botanico@uc.pt).

O jacarandá é uma árvore nativa da América do Sul, presente da Argentina à Bolívia, incluindo algumas regiões do Brasil. Todavia, foi adoptado como árvore ornamental em muitos outros pontos do mundo, incluindo os Estados Unidos, a Austrália, o Sul de África e alguns países da Bacia Mediterrânica. Em Portugal, pode ver-se esta árvore, por exemplo, na cidade de Lisboa.

 

jacarandá cheio de flores roxas

Foto: Haneesh K.M./Wiki Commons

 

A floração do jacarandá acontece entre Abril e Junho e dá-se antes de nascerem as folhas. Os ramos enchem-se de cachos de flores roxas, dando um tom característico à paisagem. Os frutos são duros e castanhos, espalmados, semelhantes a castanholas, e guardam as minúsculas sementes lá dentro, que serão mais tarde transportadas pelo vento.

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. No caso de plantas, deve enviar fotos de pormenor das folhas, frutos e flores (se houver), se possível também tiradas contra o céu. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.