O leitor Tiago Moleiro fotografou algumas árvores na zona do concelho de Mação, a 28 de Janeiro, e pediu ajuda para identificar. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra responde.

 

“As fotos foram tiradas (…) num local com sobreiros e pinheiros-bravos. Penso que será uma azinheira, mas não tenho a certeza”, explicou Tiago Moleiro à Wilder.

 

azinheiras

Foto: Tiago Moleiro

 

Com efeito, trata-se de uma azinheira, árvore que tem o nome científico Quercus rotundifolia.

Espécie identificada e texto por: Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), que tem a decorrer um projecto de consultas botânicas para o qual poderá enviar todas as perguntas e dúvidas que tiver sobre as plantas (consultorio.botanico@uc.pt).

Esta espécie é muito característica da região mediterrânea e tem preferência por sítios secos. Daí, a sua distribuição em Portugal estar mais localizada no Interior.

 

Foto: Tiago Moleiro

 

É uma espécie da família Fagaceae, a que pertencem também o castanheiro, o sobreiro e todos os outros carvalhos. É um dos Quercus de folha esclerófila, ou seja, com folhas duras e adaptadas a condições de stress hídrico.

No Alentejo, as azinheiras dão origem ao que conhecemos como montado de azinho.

 

Saiba mais.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.