A leitora Aurora Silva fotografou em Setembro uma árvore com o tronco espinhoso e com grandes flores na localidade de Pêra, concelho de Silves, e pediu ajuda à Wilder para identificar a espécie. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra responde.

 

Tudo indica que se trata de uma árvore da espécie Ceiba insignis, conhecida pelo nome comum de paineira branca.

 

árvore coberta de flores brancas

Paineira branca (Ceiba insignis). Foto: Aurora Silva

 

Espécie identificada por: Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, que tem a decorrer um projecto de consultas botânicas para o qual poderá enviar todas as perguntas e dúvidas que tiver sobre as plantas (consultorio.botanico@uc.pt).

Cultivada como árvore ornamental um pouco por todo o mundo, esta árvore é originária da América do Sul (Bolívia e Perú). Dá flores brancas e amareladas.

É facilmente confundida com outras árvores do mesmo género, como por exemplo a Ceiba speciosa. Só que esta última, também originária da América do Sul, ostenta grandes flores rosadas.

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. No caso de plantas, deve enviar fotos de pormenor das folhas, frutos e flores (se houver), se possível também tiradas contra o céu. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.