Que espécie é esta: Utetheisa pulchella

O leitor Ruben Moura fotografou esta borboleta numa embarcação a Sul da ilha da Madeira, a 21 de Setembro, e pediu ajuda para saber a espécie. Albano Soares responde.

“Eu e os meus colegas trabalhamos numa empresa Maritimo-Turística da Madeira e este inseto voador aterrou na nossa embarcação numa das nossas viagens”, contou Ruben Moura à Wilder.

“Foi vista nos mares do sul da Madeira a aproximadamente 3/4 milhas náuticas. Não é uma situação que seja fora do normal mas não conseguimos identificar a espécie.”

Trata-se da borboleta nocturna Utetheisa pulchella.

Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Esta é uma espécie pertencente à família Erebidae e pode ser encontrada em quase todo o território europeu, enquanto migradora.

As suas asas, com uma envergadura que pode chegar aos 42 milímetros, são cremes ou esbranquiçadas com um padrão de numerosas manchas pretas e vermelhas.

Podemos ver estas borboletas em voo de Março ao início de Novembro.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.