/

Como fotografar flores na Primavera: seis boas dicas

O biólogo e fotógrafo de natureza Daniel Santos partilha sugestões do que pode fazer para conseguir fantásticas fotografias de flores silvestres nesta Primavera.

A primavera é considerada por muitos a estação do ano mais inspiradora. E isso não é por acaso.

Durante este período a natureza ganha uma nova vida, as aves fazem-se ouvir com maior frequência e intensidade e grande parte das plantas florescem, pintando vastas áreas das mais diversas cores. O malmequer, a papoila, a erva-das-sete-sangrias e algumas urzes, são apenas alguns exemplos dessas espécies.

As cores vibrantes e as variadas formas das flores proporcionam excelentes oportunidades para conseguir grandes fotografias.

Mas não se deixe enganar. Apesar de parecer simples, fotografar flores pode ser um verdadeiro desafio. Obviamente não por estas fugirem como os animais, mas sim por ser difícil encontrar composições interessantes e apelativas.

No entanto, acredito que depois de aplicar estas ideias e dicas será capaz de melhorar as suas fotografias.

Quando estiver a fotografar flores deve ter todo o cuidado para não danificar as plantas. Não deverá arrancar as flores mesmo que isso implique uma fotografia de menor qualidade, pois o objetivo da fotografia de natureza é precisamente o contrário, apelar para a conservação da biodiversidade.

Nota: algumas das espécies que apresento neste artigo não florescem na primavera, mas incluí-as apenas para ilustrar as técnicas.

Utilize os elementos distrativos a seu favor:

As flores formam-se, muitas vezes, junto ao solo e normalmente estão rodeadas por vegetação. Esta vegetação pode ser uma verdadeira distração na imagem final, se não tomar as devidas precauções. Uma decisão tem de ser feita, quer seja incluir ou não incluir estes elementos na sua fotografia. Se pretender não os incluir, tem apenas uma opção: mudar de posição e tentar uma composição mais “limpa”.

No entanto, pode utilizar estes elementos distrativos a seu favor, incluindo-os na fotografia. Para tal deve usar um número f baixo e experimentar afastar-se e aproximar-se da flor até conseguir que estes elementos fiquem o suficientemente desfocados, destacando o sujeito principal. Muitas vezes esta última técnica resulta melhor do que a primeira e quando bem executada a probabilidade de conseguir um excelente resultado é grande.

Aproxime-se e capture os detalhes:

As flores são estruturas complexas e detalhadas. Aproxime a sua objetiva e fotografe estes detalhes. A melhor opção para executar esta técnica com sucesso, seria uma objetiva macro, mas existem opções mais baratas no mercado que também funcionam bem, como filtros e tubos de extensão.

Tenha atenção que ao fotografar tão próximo, a profundidade de campo será muito reduzida. Apesar de não ser necessário ter tudo focado, muitas vezes é um desafio conseguir a área suficiente. Nestes casos, aconselho a usar uma abertura menor (entre f/8 e f16) e em alguns casos será mesmo necessário optar pela técnica focus stacking.

Experimente diferentes perspetivas:

Não se limite a fotografar ao nível dos seus olhos. Este é um erro que muita gente faz e que limita a qualidade das suas fotografias, tornando-as desinteressantes. Baixe-se ao nível das flores ou até fotografe de cima para baixo, experimente diferentes ângulos para imagens mais dinâmicas. Na realidade, é o sujeito e o backgroundque vão ditar o ângulo mais indicado.

Procure padrões, cores e formas:

A natureza está repleta de padrões, cores e formas lindíssimas que podemos tirar proveito para fotografar. Tente encontrar esses padrões, quer seja numa única flor ou num conjunto de flores. Nesta imagem utilizei a forma e a cor dos fetos para contrastar com a cor e forma das flores.

Use highlights (luzes altas):

É muito importante ter cuidado com os highlightsno backgroundporque facilmente podemos sobre-expor parte da imagem, mas também podemos usá-los para atingir bons resultados. Por exemplo, na primeira fotografia em baixo utilizei a iluminação do backgroundpara conseguir as texturas e formas circulares tornando a imagem muito mais interessante do que tivesse fotografado a flor na sombra. Na segunda imagem esta técnica permitiu-me iluminar a flor em contraluz e destacar algumas sombras nas pétalas.

Inclua animais e fotografe a paisagem em redor:

Tendo em conta que as flores são essenciais para muitos insetos e vice-versa, porque não captar essa relação tão importante para os ecossistemas? Desta forma, adiciona mais um elemento à imagem, ajudando a contar uma história, que poderá ser, por exemplo, o facto uma certa espécie de vespa depender de uma certa flor para se alimentar.

Pode também optar por usar uma grande angular para captar mais do meio envolvente, juntando a fotografia de paisagem e a fotografia de flores.

Imagens deste tipo transmitem informação que de outra forma não seria perceptível: o tipo de habitat do qual estas plantas fazem parte.

Saiba mais sobre o trabalho de Daniel Santos e siga-o no Facebook ou no Instagram @daniel_s_photo

Recorde aqui os outros artigos de Daniel Santos na Wilder.