Foto: João Gonçalo Soutinho

Onde e como ver vacas-louras em Portugal

Torne-se um perito

Em plena época de voo da vaca-loura, o maior escaravelho da Europa, aqui ficam algumas dicas para aumentar as hipóteses de observar este fantástico animal.

É a partir de Maio que estes insectos passam para uma nova etapa da vida, surgindo como adultos em voo. Tem apenas até Agosto para os procurar.

Este escaravelho (Lucanus cervus) vive apenas um a dois meses no estado adulto, tendo passado cerca de três anos como larvas a alimentar-se de matéria-morta (função crucial na regeneração das florestas). Agora a sua única função é a reprodução: encontrar um parceiro, pôr ovos e morrer.

Segundo João Gonçalo Soutinho, coordenador do censo nacional à espécie, no âmbito do projecto VACALOURA.pt, deve procurar estes insectos nas árvores de grande porte, em especial nos carvalhos-alvarinhos ou nos carvalhos híbridos, como os que existem na Serra de Sintra, por exemplo.

Foto: João Gonçalo Soutinho

Uma outra sugestão é procurar os locais da árvore que estes animais preferem. Mais concretamente em árvores que tenham escorrências (porque a vaca-loura aproveita a seiva para se alimentar, tirando um pouco de açúcar) e tumores no tronco (que são usados pelo escaravelho como locais de refúgio).

Foto: João Gonçalo Soutinho

Além disso, também pode tentar ver se a árvore tem borboletas ou vespas-crabro a voar à volta. Segundo João Gonçalo Soutinho, isso “também é um bom indicativo da presença de vacas-louras por lá, basta procurar um pouco melhor”. Todos estão à procura do mesmo: seiva.

A melhor altura do dia para tentar encontrar estes animais é ao entardecer ou ao anoitecer. É então que estão mais activos, “especialmente quando estão, pelo menos, 18ºC ao pôr-do-Sol”, explicou à Wilder o especialista.

Os locais onde ocorrem estes escaravelhos são as florestas ou os seus limites, principalmente em zonas de árvores com as copas expostas ao Sol.

Foto: João Gonçalo Soutinho

“Ao pôr do Sol, as vacas-louras costumam voar entre as copas. Estão a deslocar-se à procura de fêmeas ou de machos para lutar. Ou de seiva.”

Alguns dos melhores distritos para procurar estes animais são Braga, Porto e Aveiro.