Foto: jggrz/Pixabay

Participe num projecto mundial de ciência cidadã neste fim-de-semana

Se precisa de algo que o anime durante mais um fim-de-semana de confinamento social, por que não participar no City Nature Challenge 2020? Em Portugal há duas cidades a concorrer: Lisboa e Guimarães.

 

O City Nature Challenge é um evento internacional que tem tanto de competição de observação de vida selvagem como de projecto de ciência cidadã.

Inúmeras cidades de todo o mundo concorrem umas contra as outras para ver qual delas consegue submeter mais observações, maior número de espécies e por um maior número de participantes. Ao mesmo tempo que recolhem informações valiosas para conhecermos melhor a natureza que nos rodeia.

Este ano, como consequência da pandemia Covid-19, o evento não é uma competição mas sim um censo colaborativo que quer aproximar as pessoas da vida selvagem local.

A iniciativa começou em 2016 enquanto um desafio de oito dias entre as cidades norte-americanas de Los Angeles e São Francisco. Como resultado, mais de 1.000 pessoas submeteram cerca de 20.000 observações. O evento atraiu tantas atenções que em 2017 se tornou nacional e em 2018 mundial.

Este ano são 260 as cidades inscritas para participar, duas das quais em Portugal: Lisboa e Guimarães.

O desafio acontece em duas fases. A primeira decorre de 24 a 27 de Abril e as pessoas são desafiadas a fotografar a vida selvagem; depois, entre 28 de Abril e 3 de Maio, o desafio é identificar o que foi observado. Os registos podem ser submetidos sem identificação da espécie e qualquer pessoa pode ajudar a identificar as espécies desconhecidas.

Os resultados finais globais deverão ser anunciados a 4 de Maio.

Até ao início da tarde de 24 de Abril, a cidade de Lisboa tinha 10 observações, oito espécies e cinco participantes registados. A cidade de Guimarães ainda não tinha nenhum registo.

Para saber como se pode juntar à equipa da sua cidade, visite o site da iniciativa. Vai precisar de descarregar a aplicação iNaturalist para submeter os seus registos e pode partilhar as suas observações nas redes sociais utilizando #CityNatureChallenge.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.