Qual a diferença entre ouriço-cacheiro e porco-espinho?

Ouriço. Foto: Alexandra München/Pixabay

O leitor Francisco Caselli perguntou qual a diferença entre um ouriço-cacheiro e um porco-espinho. O investigador Francisco Álvares responde.

Francisco Caselli encontrou um ouriço-cacheiro a 2 e 3 de Setembro no Algarve e ficou curioso: qual a diferença entre um ouriço-cacheiro e um porco-espinho?

Ouriço. Foto: Alexandra München/Pixabay

“Por vezes, o ouriço-cacheiro europeu (Erinaceus europaeus) é vulgarmente denominado porco-espinho”, explica Francisco Álvares, investigador do CIBIO-InBIO.

Isto pode causar confusão pois “o termo porco-espinho é também utilizado para várias outras espécies de mamíferos roedores, nomeadamente  espécies do género Hystrix sp. que são nativas da África e da Ásia”, como o porco-espinho-de-crista (Hystrix cristata).

Porco-espinho (Hystrix sp.) no Jardim Zoológico de Berlim. Foto: Eloquence/WikiCommons

“O termo porco-espinho (ou ouriço-cacheiro) é também utilizado para outros roedores existentes no continente Americano, como o Coendou sp. ou o Erethizon sp.” Como o porco-espinho-brasileiro (Coendou prehensilis) ou o porco-espinho-norte-americano (Erethizon dorsatum).

Coendou sp. Foto: Dario Sanches/WikiCommons

“Todas estas espécies são bastante distintas em termos evolutivos e morfológicos, apesar de todas apresentarem os pêlos dorsais transformados em espinhos curtos e pontiagudos para se poderem defender dos predadores (o que justifica a sua denominação comum como ‘porco-espinho'”.

Quer ajudar os ouriços-cacheiros que vivem nas cidades? Saiba como aqui.