Foto: Emanuel Ferreira

Que espécie é esta: um grande grilo cantor

Que espécie é esta?

O leitor Emanuel Ferreira encontrou este insecto a 15 de Outubro de 2016 no Vale do Risco (Parque Natural da Arrábida) e pediu ajuda para identificar esta espécie. Saiba qual é.

 

Este insecto é um grilo-de-sela-de-perna-longa (Steropleurus pseudolus).

Espécie identificada por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

 

 

Eva Monteiro explica que este estranho bicho é um insecto da Ordem Orthoptera, à qual também pertencem grilos, saltões e gafanhotos.

É uma espécie endémica da Península Ibérica, mais abundante no sudoeste penínsular, onde vive, sobre arbustos e herbáceas altas, em áreas de montados e matagais abertos.

Os grilos-de-sela distinguem-se por terem grandes dimensões, pelo pronoto (zona atrás da cabeça) muito desenvolvido que lembra uma sela de montar e pelas tégminas (nome dado às anteriores endurecidas dos ortópteros) muito reduzidas e de forma arredondada.

São bons cantores. Produzem um canto metálico, que faz lembrar o som das cigarras, através da fricção das asas anteriores. Talvez por isso sejam também conhecidos por “cigarrinhas” em muitos locais do nosso país. No entanto, o tamanho das patas posteriores adaptadas ao salto e a boca mastigadora não deixam lugar a dúvidas: trata-se de um ortóptero.

O grilo-de-sela-de-perna-longa tem pernas e antenas particularmente longas em relação ao corpo.

Esta espécie pode ser observada nas Estações da Biodiversidade da Herdade da Ribeira Abaixo (Grândola), do Parque da Natureza de Noudar (Barrancos) e Ribeira de Alportel (São Brás de Alportel).

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.