A leitora Andreia Aguiar fotografou este animal a 27 de Agosto em Sequeiros, Viseu, e quis saber qual a espécie a que pertence. João Gonçalo Soutinho dá-lhe a identificação.

 

Foto: Andreia Aguiar

 

A espécie que observou é uma vaca-loura (Lucanus cervus).

Espécie identificada por: João Gonçalo Soutinho, coordenador do VACALOURA.pt.

Este é o maior escaravelho em Portugal. Os machos podem atingir oito centímetros de comprimento. Aquilo que torna as vaca-louras inconfundíveis são as proeminentes mandíbulas que usam para defender o território, a coloração castanha avermelhada e um acentuado dimorfismo sexual  – a cabeça e as mandíbulas do macho são muito maiores que as da fêmea.

A época de reprodução acontece durante apenas dois ou três meses, durante o Verão, altura do ano em que o Lucanus cervus vive acima do solo. De resto, passa vários anos como larva ou como pupa, vivendo nas raízes de árvores antigas.

O VACALOURA.pt é um projeto de ciência cidadã sobre a distribuição e estado das populações da vaca-Loura e dos restantes escaravelhos da família Lucanidae em Portugal, de forma a colaborar na Rede Europeia de Monitorização da Vaca-Loura que, por sua vez, pretende averiguar o estado de conservação desta espécie.

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.